sexta-feira, 28 de março de 2008

Merval Pereira e o espírito da coisa

Merval Pereira, "comentarista político" da oposicionista CBN, aderiu à gritaria desmesurada em torno daquilo que insistem em chamar de "dossiê" sobre os gastos de FHC e patroa. Quem tiver estômago forte, pode ouvir aqui.
Merval fez uma acusação gravíssima: esta é "mais uma prova de que o governo Lula usa de expedientes ilegais para fazer política". Ilegais, Sr. Merval? Mas ilegais por quê? Como o senhor mesmo disse, que diferença faz chamarmos aquilo de "dossiê", "banco de dados" ou "bigode"? Onde está a ilegalidade desse levantamento? Ele foi vendido ou utilizado para extorquir favores ou bens de terceiros? Qual lei ou jurisprudência proíbe a funcionários da Casa Civil imprimir um papel com os gastos de "dona Ruth" (o "dona" fica por sua conta) ou do "presidente Fernando Henrique" (idem)?
Aliás, não, Sr. Merval, a CPI não foi criada apenas para investigar o governo Lula. Fosse assim, nem seria criada. CPI que só existe para fiscalizar um partido é igual a jornalista que só noticia o que quer: inútil, antidemocrática e boba.
Mas o pior, o pior mesmo, veio no fim. Como se alguém perguntasse a ele os motivos de tamanha gritaria por causa de algo tão insignificante, Merval abriu o jogo: trata-se de atingir Dilma Roussef, a pré-candidata preferida de Lula à sua própria sucessão.
"O presidente vai ter de começar a pensar em outra candidatura porque essa, politicamente, vai entrar agora num turbilhão e não vai resistir."
Pegaram o espírito da coisa?

Um comentário:

Anônimo disse...

MERVAL PEREIRA SÓ SE PARA NA BALA!