quinta-feira, 10 de abril de 2008

Allman Brothers

Os irmãos Duane e Gregg Allman fundaram a banda em 1969. A primeira formação tinha ainda Dickey Betts, Berry Oakley, Butch Trucks e Jai Johanny "Jaimoe" Johanson. Os três primeiros discos da banda são antológicos: “The Allman Brothers Band” (1969), “Idlewild South” (1970) e “At Fillmore East” (1971), gravação de dois shows na lendária casa de espetáculos.
Logo após “Fillmore”, Duane morreu num acidente de motocicleta em Macon, Georgia. Um ano depois, o baixista Oakley também faleceu, em circunstâncias muito parecidas, a poucas quadras do primeiro.
Duane foi um virtuose, dos maiores guitarristas de sua época. Eric Clapton o venerava. Chamou-o para gravar o único disco do grupo Derek and the Dominos. Especula-se que um dos principais motivos pela fase tenebrosa de Clapton junto a drogas pesadas tenha sido a morte do amigo.
A banda continuou com Gregg, em trajetória errática, com várias rupturas e novas formações. Obteve enorme sucesso comercial e crítico no início dos anos 90 e continua a se apresentar até hoje. É roquenrol de gente grande, música clássica contemporânea.
A gravação abaixo é de “In memory of Elizabeth Reed”, no Fillmore East.



2 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigado pelo Allman Brothers. Já havia algum tempo que nao ouvia os caras, embora eu tenha o Anthology do Duanne Allman (aquele em que ele está pescando na capa.
Aliás, diga-se de passagem, fora os Allman Brothers e a The Band, eram poucas as bandas americanas que podiam se comparar com as inglesas da época, nao eh Guilherme? O que vc acha? Tá certo, tinha Canned Heat e outras também ligadas ao blues, ms quem mandava mesmo eram os ingleses, ou nao?
Abraço grande e obrigado de novo

Jair
dylanbob68@hotmail.com

Guilherme Scalzilli disse...

Jair, esse seu endereço eletrônico é o máximo. Realmente, os ingleses mandavam e mandariam até pelo menos o início dos anos 80. Depois, não sei, deixei de acompanhar. Mas, como vc ponderou, havia ótimas bandas dos EUA (Canned Heat, Steve Miller, Rare Earth) que merecem atenção. Vou incluí-las aqui a seu tempo. Continue ouvindo.
Um abraço do
Guilherme