sexta-feira, 17 de abril de 2009

A Conferência Nacional de Comunicação

A democratização do acesso a meios de comunicação ainda engatinha em todo o mundo, mas algumas discussões começam a ganhar abrangência e seriedade merecidas. Eventos preparatórios para uma grande Conferência Nacional devem ocorrer nos próximos dias, reunindo entidades representativas e órgãos governamentais.
O tema é vasto, complexo e polêmico demais para um único fórum. Fica difícil alcançar resultados efetivos num contexto aparentemente dominado pela burocracia estatal e pelo discursismo etéreo. Nunca podemos esquecer que os recentes avanços na disseminação digital, de importância inegável, ocorrem paralelos à gestão conservadora do afamado Hélio Costa. Tampouco anima verificar a situação das concessões de rádio e TV, que atendem aos interesses obscuros de parlamentares e ao contínuo e esmagador predomínio das Organizações Globo.
Mas essa questão espinhosa deverá ser encarada, cedo ou tarde, de preferência antes que o padrão digital inaugure um paradigma tão inovador quanto viciado. E é alvissareiro que alguém provoque o debate, mesmo que inicialmente os resultados sejam modestos.

Um comentário:

Guilhermé disse...

A Conferência que deveria ser a construção de um marco regulatório da comunicação social no país, ao que parece, servirá para disseminar a discussão pelo país. Serão preciso outras para que avancemos à mudanças de fato.

No Rio: http://rioproconferencia.blogspot.com/