quarta-feira, 22 de abril de 2009

Por fora, Gabeira; por dentro, ACM Neto

Festejei a derrotada candidatura de Fernando Gabeira, mas fiz questão de registrar enormes ressalvas quanto à sua metamorfose em oposicionista indignado. Assisti-lo hoje, cheio de sorrisos sabujos, explicando um “pequeno deslize” antiético, chega a constranger, mas não surpreende.
O mito da moralidade absoluta serve apenas para conveniências eleitorais. Nenhum governante e nenhum parlamentar do país resistiriam a um escrutínio implacável de suas atividades. Mas essa constatação também induz a simplificações enganadoras: as passagens aéreas de Gabeira são obviamente insignificantes se comparadas ao rol de práticas verdadeiramente lesivas cometidas pela maioria inescrupulosa do Congresso, assim como os salários e benefícios pagos a legisladores não resumem sequer uma fração das grandes mamatas ali reinantes.
Exposta à luz de uma investigação muito pobrezinha da imprensa serrista, que na verdade tenta atingir o PMDB, a oposição derreteu. “Todo mundo faz” é a explicação corrente, repetindo o argumento (verdadeiro, embora inaceitável) utilizado por governistas em 2005, sob apupos dos probos paladinos da ética.
O neo-moralista da política nacional é como esse híbrido de Gabeira e ACM Neto, ou a Soninha dos ideais progressistas e subprefeita a serviço do malufismo quercista: cedo ou tarde caem as máscaras da inocência, revelando os pragmáticos falíveis que todos somos. Ah, o tempo, esse remédio implacável...

3 comentários:

daniel rodrigues disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk
soninha, gabeira.....
e eu já os levei a sério......
santa inocência!!!!
perfeito guilherme!!!
mt bom o texto: claro , lúcido, enfim , seu!!
abraço!

Anônimo disse...

Para mim (e não há quem me convença do contrário), 95% NO MÍNIMO da classe política (de todos os partidos) é Gabeira por fora e ACM (neto e avô) por dentro. Não voto em mais ninguém faz tempo. Para o bem da MINHA CONSCIÊNCIA!
MIGUEL

Anônimo disse...

Todo mundo sabia que Gabeira não representava algo novo e diferente.
Ele já foi candidato varias vezes e agora fez um marketing diferente, que quase colou. Até agora apareceram as passagens
mas, outras virão.