terça-feira, 3 de novembro de 2009

Carta aos petistas: momento de reagir

Publicado na revista Caros Amigos, em outubro de 2009.

Se quiser manter alguma esperança de eleger Dilma Rousseff em 2010, o PT precisa mobilizar-se imediatamente. A supervalorização da popularidade do presidente Lula mergulhou o partido numa apatia condescendente, agravada por conflitos internos vazios e desagregadores.
A visibilidade midiática de críticos e desertores, sob o silêncio dos governistas, fortalece o mito da desilusão do petismo histórico. Urge conclamar intelectuais, artistas e demais celebridades a posicionamentos públicos sobre a campanha presidencial, demonstrando comprometimentos pessoais inequívocos.
À militância cabe posicionar-se imediatamente acerca de uma eventual coligação com o PMDB. Ela será decisiva para as chances eleitorais de qualquer candidato, e não apenas graças aos importantes minutos nos horários eleitorais. Alianças de envergadura nacional costumam ser indigestas e exigem condescendências; seus limites merecem discussões pragmáticas, livres de purismos ideológicos.
Um pedido aos senadores e deputados do PT: abandonem a pantomima da indignação tardia. Se o fardo é insuportável, tenham a honradez de entregar os cargos de seus correligionários em todos os escalões do governo e iniciem um novo projeto político. Mas, em nome da transparência, ou por simples espírito republicano, parem de agir como se não soubessem o que está em jogo.
Apropriando-se das conquistas da administração atual, com a vitrine da Copa do Mundo, José Serra seria facilmente reeleito presidente. Depois, as fortunas advindas do pré-sal financiariam também seus sucessores, perpetuados num período inimaginável de continuísmo. Mesmo que então surgisse uma nova liderança progressista viável, os danos da hegemonia tucana já estariam irremediavelmente consolidados.
Essa é uma forma indigna de desperdiçar todos os esforços gastos em quase trinta anos de lutas e sacrifícios.

10 comentários:

José Carlos Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Carlos Lima disse...

Diante de qualquer "ameaça socialista" a classe "mérdia' chama de volta seus opressores de sempre.
Mesmo reconhecendo o sucesso de uma adminstração, a rejeita com medo do bicho-papão mostrado a toda hora pela elite, como fez FHC em sua carta recente, a "STOP Lula".
Além disso tem o poblema da corrupção eleitoral, a entrada da imprensa na campanha dos(as) candidatos(as) de direita, a compra de votos que, é claro, continua, mas agora disfarçada se "contratação de pessoal para o comitê", ou seja, ao invés de comprar o voto, o eleitor é "contratatado' como cabo eleitoral, daí as multidões de pessoas "trabalhando" para Kassab nas últimas eleições.

Anônimo disse...

Petistas, reajam. Tragam as cuecas, libertem os aloprados, façam acordos, mandem o restinho da ética prá m...

Precisamos do poder, queremos poder.

Já pensaram viver de novo dentro dos sindicatos, sem as mamatas federais. Nunca. Never. Não podemos aceitar isso.

Sem ideologias, por favor. Paremos de fingir. Elas para nada servem e nem enchem nossos bolsos.

Cumpanheiros, riajam...

Esdras
Natal/RN

Anônimo disse...

Esdras não seja papagaio de jornal a repetir estes bordões mentirosos do imprensalão. Não sabes por acaso que todas pesquisas sobre a corrupção na política é o DEM/PSDB que fica em primeiro lugar no raking da corrupção? Neste campo o PT é lanterinha, sacou? Informe-se melhor, liberte-se, deixe de ser papagaio.

André Rezende.

Anônimo disse...

De Adriana Santos para vocês gatinhos:

O PSDB, seja ele paulista, paulistano, mineiro, é uma quadrilha de bandidos.

Esdras, leia com bastante atenção o texto abaixo:

por Laerte Braga - no Eu Vi o Mundo
.
"(...)
.
"(...)
.
Serra voltou e no Ministério da Saúde quando se aproximavam as eleições de 2002 e os tucanos precisavam de um candidato. Aí, a essa altura do campeonato, já absorvido e na folha de pagamento dos mesmos grupos que pagaram e pagam a FHC.
.
Foi Serra quem armou a operação contra Roseana Sarney em cima de um esquema para beneficiar a si e favorecer a GLOBO. No exato momento que Roseana subiu nas pesquisas e ameaçou a candidatura do tucano, a Polícia Federal sob controle tucano trepou nas tamancas e armou todo aquele fuzuê contra Roseana. O jornalista Luís Antônio Magalhães, de credibilidade acima de qualquer suspeita, revela hoje que foi Serra quem mandou que Regina Duarte fizesse a declaração “tenho medo da eleição de Lula”.
.
O que acontece dentro do PSDB hoje é uma espécie de briga de foice no escuro entre José Serra e Aécio Neves pela indicação presidencial para as eleições de 2010. Tanto um como outro obedecem aos mesmos patrões. A disputa é só de poder. Se Aécio é um tresloucado controlado pela irmã, pelo vice-governador Anastasia, Serra é um ditadorzinho sem caráter algum, sem nenhum escrúpulo, cheio de ódio, que não admite qualquer tipo de contestação, paranóico e obcecado com o poder.
.
E ambos estão liquidando com seus estados, São Paulo e Minas. Os próximos governadores desses dois estados pagarão as contas dos absurdos cometidos com dinheiro público.
.
Quer dizer, o povo pagará a conta.
.
A notícia divulgada pelo jornalista Juca Kfhoury sobre o tapa dado pelo governador de Minas na namorada numa festa no Rio foi passada a jornalistas do País inteiro, a partir de jornalistas aliados de Serra. Joyce Pascowitch (tem ligações e caso com o governador de São Paulo). Se Aécio deu ou não deu o tapa é outra história. Serra e Aécio são dois perigos para o País. Dois políticos corruptos, sem escrúpulos. E Aécio vai carregar uma carga da qual nunca se livrará. Tancredo Neves, seu avô, tinha aversão a FHC e a Serra, considerando-os exatamente como são. Canalhas aproveitadores, oportunistas e doentios, no caso de Serra.
.
Orestes Quércia, hoje, é o principal aliado de Serra dentro do PMDB, principalmente o paulista, já que Michel Temer, presidente da Câmara, deve ser o vice na chapa de Dilma Roussef.
.
Como serão duas as vagas em disputa para o Senado (renovação de dois terços) em 2010, uma delas é de Quércia, isso no acordo com Serra, resta saber se o povo vai embarcar na canoa furada.
.
De Quércia, ex-corrupto para Serra, sobre tucanos, logo após sua vitória em 1986 –“se um tucano estiver apertado para fazer xixi, entrar no banheiro e encontrar dois vasos, faz nas calças, não vai conseguir decidir-se a tempo” –.
.
Um e outro se merecem. Os corruptos se encontram muito antes do infinito. Não são paralelos, são congruentes.
.
Vem mais chumbo grosso contra Aécio e ele que se cuide. É que o mineiro resolveu entrar na briga pela indicação partidária. Uma coisa é certa. Aécio saber também dar o troco. Já avisou a Serra que se o indicado for ele, apóia outro candidato, Serra nunca.
.
Tucano tem esse negócio de raivinha, de ódio, de descabelar quando em jogo está o poder e o que o poder representa.
.
Não existe um que preste. Não é partido político, é quadrilha.
.
A meta agora é acabar de vender o Brasil e passar a escritura.

Leia o texto completo aqui

http://viomundo.com.br/voce-escreve/laerte-braga-a-meta-agora-e-vender-o-brasil-e-passar-a-escritura/

Anônimo disse...

Esdras, sem ideologia...

Quer dizer então que os discursos de Miriam Leitão, Arnaldo Jabor e todo o resto do imprensalão são destituidos de ideologia. Todas as palavras que saem da boca da direitona são livres de ideologia.
Cara conta outra, informe-se, estudo mais um pouco, o conhecimento nos livra de toda a ignorância e do retorno da quadrilha comandada por FHC.
Cuide-se.
Um grande abraço,

Adriana Santiago

Anônimo disse...

Interessante como falar algo diferente do que bovinamente é aceito por todos cria uma reação bem desproporcional. "Papagaio de jornal", "ignorância", "estudar mais um pouco", etc. Gostei. A Uniban faz sucesso mesmo.

Os estudiosos não utilizam argumentos seus, apenas de outros, e quando falo em mensalão, não negam, mas dizem que a imprensa criou tudo.

Mas não negam que o presidente mais popular da história (de forma justa por sinal) tenha loteado o governo e feito política com o umbigo no balcão igual aos seus antecessores.

Separemos as coisas, pessoal. Quem ainda acha que as coisas são feitas de forma limpa para manter o poder, favor ler o artigo do blogueiro. Apenas continuei a ideia dele, ou o que ele não pode dizer, mas sabe que existe, pois é proprio da luta pelo poder.

Nas próximas eleições teremos candidatos pasteurizados, que dirão que não sabem de nenhuma irregularidade, etc.

Nos últimos anos, de forma processual, crescemos institucionalmente, econômicamente, socialmente, mas politicamente somos atrasados, inclusive nos debates (vide as reações desproporcionais).

Pelas reações, este crescimento político não virá nos próximos oito anos.

Abraços,

Esdras

FELIPE DRUMOND disse...

Não sou associado a nenhum partido político nem adepto a correntes absolutamente partidárias.
Contudo, confesso que me alinho a algumas posturas que o PT defende. Ou melhor, que defendia há algum tempo atrás e que talvez hoje tenha se perdido no meio de muita politicagem e manobras fétidas.
Reconheço o bom governo do Lula e suas qualidades, que conseguem se destacar em meio a muitos defeitos e condutas completamente diferentes de como deveria se portar um presidente da República.
Agora, fazer campanha ou concordar que é melhor para o PT ou para o Brasil ter a Dilma como presidente, só pode ser sacanagem ou brincadeira de muito mal gosto!
Eu nunca vi mulher menos carismática e mais antipática que aquela.
Não é, nem de longe, democrática. O que serve é a opinião dela e ponto. Não para para escutar quem está abaixo dela. Só ouve o Lulu porque assim é obrigada.
De inúmeras pessoas que conheço que trabalham próximo a ela ou em seu gabinete, todas a acham insuportável, mandona e déspota.
E vocês ainda têm a cara de pau de escrever linhas que apoio a essa tirana absolutista e, perdoem-me o termo, escrota?
Francamente... por essas e outras que tenho me decepcionado, e muito, com textos recentes do Guilherme.

FELIPE DRUMOND disse...

Desculpem-me, mas o Esdras não falou em momento algum do PSDB ou DEM.
O problema daqueles que apoiam pessoas como a Dilma é achar que se opor a algumas políticas do PT é o mesmo que ser favorável ao PSDB ou ao DEM.
Isso é ser tirano e antidemocrático. É não aceitar a simples ideia de que alguém possa pensar diferente de vocês sem interesse partidário diverso.
E, por favor, quem foi que falou em pesquisas de corrupção? Quem foi que falou em matérias de imprensa?
Numa boa, eu trabalho na área da advocacia e sei de muitas que não posso revelar (por sigilo profissional) com relação ao governo e sua máquina.
Então, não venham com esse bordão (isso sim que é bordão) de imprensalão, de que o que tem sido veiculado não é verdade e etc.
Na realidade, o que ocorre nos porões do governo é infinitamente pior do que o que é publicado (isso eu posso lhes garantir).
Não venham com esse discurso à moda "Caros Amigos", por favor!
Aliás, só um comentário: estou cancelando a minha assinatura da Caros Amigos. Assinei porque achava que ideias interessantes e sociais poderiam ser veiculadas ali. E o que descobri foi uma publicação de total apoio ao PT, um veículo de marketing (muito burro, por sinal) do partido e um instrumento de ataque a qualquer um que pensa diferente.
Antes que qualquer quadrúpede venha me acusar de ser direitista, adianto que seria um enorme equívoco. Compartilho das mais saudáveis ideias sociais e sou contra o conservadorismo de direito.
Todavia, não dá pra aceitar essa "anencefalia" que tem sido o apoio à Dilma e a negligência que muitos têm compartilhado ao fechar os olhos para muitas atrocidades, babaquices e atos de poder e corrupção que o PT tem perpetrado.
Pra mim, o PT se revelou uma grande decepção nos últimos tempos, muito embora o governo Lula tenha diversos pontos positivos.
Por fim, um pedido: por favor, sem radicalismos, ok? Esses comentários radicais que li parecem refletir os graus de inteligência e crítica dos que os escreveram (bem reduzidos, por sinal).
Abraços a todos (e abram suas mentes).

Pax disse...

Há uma questão de fundo que me parece maior: Qual é a cara do PT de hoje? E a do PSDB? Do DEM, do PSB, do PV etc etc...

Quais são suas essências à além de seus projetos de poder?

É óbvio que a aliança do PT com o PMDB incomoda, como incomoda a aliança do PSDB com o DEM e assim por diante. E que no modelo atual, nas estratégias elaboradas, todos devem esquecer as pedras e incômodos nos sapatos e caminhos e prosseguir. Nos projetos de poder.


O que resta então?


A mim parece que resta saber, então, a que se propõem. Quais são suas personalidades, se é que ainda sobrevive alguma.


É essa questão de fundo que fica cada vez mais nebulosa. E que essa nebulosidade leva integrantes de todos os partidos, de todos os lados, a declarações e abraços nunca antes imagináveis.

O modelão está chato pacas, para não dizer corrompido mesmo.