sexta-feira, 16 de abril de 2010

Lições da tragédia


Politização e sensacionalismo contaminaram as análises sobre os desastres provocados pelas chuvas no Sudeste.

Caso São Paulo não fosse governado por José Serra, haveria um escândalo perante o despreparo material da Defesa Civil e dos Corpos de Bombeiros no atendimento imediato às vítimas. Não se trata de incompetência das corporações, mas de negligência administrativa: as cidades ribeirinhas do Estado estavam e continuam entregues às próprias sortes. Também seria a última vez que esses governantes descarados escapariam de fornecer satisfações sobre as fortunas incalculáveis empenhadas nas obras das marginais paulistanas.

As autoridades fluminenses são historicamente omissas na questão das moradias irregulares. Elas preferem assistir ao martírio dos desvalidos a agir com o rigor da legalidade, politicamente desgastante. É óbvio que as famílias alojadas em situação periclitante precisam ser removidas. Como sugerir pretexto “social” para manter seres humanos pendurados em precipícios, à mercê de temporais?

A sociedade precisa reagir à hipocrisia surpresa dos governantes. Ninguém esperava que aqueles casebres de papelão, montados nas enlameadas encostas de morros íngremes, fossem obedecer à lei rudimentar da gravidade? O que as oligarquias conservadoras que dominam São Paulo há quase três décadas fizeram para prevenir o alagamento das ruas da capital, salvo reclamar da atmosfera?

Não se iludam: no ano que vem, as chuvas voltarão. E as verdadeiras responsabilidades passarão incólumes, novamente, até nova mortandade.

3 comentários:

Anônimo disse...

As novas senzalas estão ficando impraticáveis.
A roleta russa das más práticas administrativas estão à solta.
Muito pouco vai mudar realmente e pessoas que deveriam trabalhar por isso melhorar,não tem poder para tomar atitudes e se limitam a ocupar seus modestos cargos públicos.
E a vida continua, como se fosse um seriado enlatado que insistimos em assistir por falta de opção.
"Empurrando com a barriga"

Toni Gumauskas disse...

As tragédias devem servir para nos deixar mais fortes e vigilantes.
Políticos preocupados com o ganho imediato,em detrimento ao bem estar e a vida do eleitor de baixa renda,devem ser expostos.
O cidadão também deve se mostrar solidário.Não só no momento trágico,devemos também buscar auxilio no momento da escolha política...
Devemos questionar!!
Dessa forma,o político terá que mostrar conteúdo e trabalho para permanecer.

Funcionária do Mês disse...

É preocupante o descaso dos governantes com as tragédias anunciadas que se repetem a cada ano em nosso país. E mais preocupante ainda o descaso da população, que não sabe exigir medidas que resolvam os problemas. Também escrevi sobre tragédias no meu blog (http://funcionariadomes.wordpress.com/2010/04/18/a-efemeridade-das-tragedias/), mas falo sobre a postura da mídia.
Até logo!