segunda-feira, 12 de abril de 2010

Sansão


É difícil determinar preferências nestas finais do campeonato paulista. Pontepretanos possuem histórica antipatia pelo São Paulo e alguma identificação com o Santos. Mas eu repudio particularmente o tratamento jornalístico hipocritamente favorável que o Peixe recebe.

A imprensa dos grandes veículos é incapaz de reconhecer as forças esportivas do interior, e por isso trata a cidade litorânea como um subúrbio da capital. Os cronistas-torcedores tentam se apoderar da imagem do Santos, transformando-o numa espécie de “time grande em miniatura”, radicado na super-metrópole que simboliza a superioridade dos centros urbanos. Até a Vila Belmiro, menor do que a maioria dos estádios, ganha status de arena ou “caldeirão”.

Mesmo a festejada superioridade técnica dos “meninos da Vila” merece questionamentos. Primeiro, porque ela é exagerada pela mídia, para ocultar a vergonha com o fracasso de Corinthians e Palmeiras. Ademais, a crônica nunca esteve realmente interessada em elogiar o bom futebol. Há pouco mais de oito anos, o time da Ponte contava com o zagueiro Fábio Luciano, os volantes Mineiro e Fabinho, os atacantes Luís Fabiano e Washington. Ninguém jamais se lembrou de dizer que enchia os olhos vê-los jogar.

Seja como for, parece mais fácil colocar as barbas de molho e esperar que tudo se encaminhe de modo a favorecer um improvável triunfo de qualquer dos times interioranos.

Um comentário:

ronaldo gomes disse...

Guilherme, no que se refere a performance do Peixe, discordo de voce, pois os numeros estao ai para provar que nao e todo ano que surge um time jogando esse futebol bonito e eficiente. Quanto as outras questoes que voce levanta de favorecimento aos clubes da capital estou com voce. Quando surge algum time fora das capitais fazendo sucesso e logo boicotado pela midia porca e pelos cartolas corruptos.