segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dunga e Globo: tudo a ver


A seleção brasileira foi desclassificada porque era um time fraco, instável e mal dirigido. Dunga partiu de uma boa idéia tática, mas não possui experiência nem formação técnica para aplicá-la. Arrogante, pensou que faria desse catado de jogadores-de-empresários um grupo competitivo. Acreditou quem quis.

É possível ainda questionar a competência de outros membros de sua equipe de apoio: ninguém sabia que Kaká estava tão abaixo das condições ideais? Como explicar o nervosismo latente (e a indisciplina) de vários jogadores? Quantos goleiros já disputaram uma Copa com um pedaço de ferro preso nas costas? Qual era mesmo a função de Jorginho?

Ao defender o péssimo Dunga, parte da esquerda caiu na armadilha da imprensa corporativa, que anteviu o fracasso de seu protegido e decidiu abandoná-lo para não afundar com ele. A CBF desfruta de apoio descarado das Organizações Globo (e tácito de outros veículos), que prestigiou Dunga durante quatro longos anos, enquanto ele aceitava as convocações impostas por Ricardo Teixeira e seus apaniguados.

Dunga é apenas o inocente útil que dá aparência de legitimidade a um empreendimento obscuro que usa o nome do país para enriquecer uma súcia de oportunistas. Os torcedores podem aproveitar a oportunidade para indagar seu papel nessa gigantesca farsa.

2 comentários:

turquinho disse...

Não concordo com nada do texto. Associar Dunga a privilégios de Ricardo Teixeira não me parece ser verdadeiro.Quanto a competência de Dunga como técnico-tático entendo que ele definiu um padrão para o time, infelismente sem "craques", mas bons e valentes brigadores.Mas o que mais gostei foi o "peitaço" que ele deu na toda "poderosa" rede mafio-midiatica chamada de globo.

Luis Reis disse...

Excelente texto. Parte da esquerda brasileira caiu na "politização" da Copa e achou que Dunga era a representação paladina anti-Globo e anti-mídia. Passaram a exaltar a seleção e acharam um absurdo a imprensa notar as qualidades de outros times, como a Alemanha.

No entanto, misturar política e futebol não costuma ser uma boa idéia. A seleção foi mal escalada, jogou mal e jogou à moda européia. Isto é um fato, não é uma interpretação reacionária. Não foi a "Globo" que pediu Ganso na seleção. Aliás, assistindo a um jogo pela Globo podemos perceber um ufanismo cego, acrítico, uma torcida exagerada pelo time do Brasil. E este tipo de torcida sempre foi caro à direita brasileira. Não mudou de repente agora que Dunga xingou a Globo.

Apesar da atitude de barrar entrevistas exclusivas ter sido um acerto de Dunga, isto não altera seu desempenho no futebol. Sua escalação seguiu uma filosofia que, felizmente, não deu resultado positivo. Provavelmente uma escalação de atletas que jogam no Brasil e não têm nomes milionários seria melhor, além de uma tática mais ofensiva. Vale lembrar que a Globo está hipocritamente jogando Dunga aos leões, mas em nenhum momento o criticou nos pontos devidos. Pelo contrário, segundo a narração, o Kaká parecia ser o melhor do mundo.

E o Ricardo Teixeira, quem sempre esteve por trás do time, é poupado de críticas...

Abraços.