sexta-feira, 20 de maio de 2011

“Os agentes do destino”



Baseado num conto de Philip K. Dick (1928-82), mestre da ficção científica, autor de trabalhos que originaram “Blade Runner”, “Minority Report”, “O Vingador do Futuro”, “O Pagamento” e muitos outros. Estréia de George Nolfi como diretor, depois de escrever alguns dos roteiros que Matt Damon filmou recentemente.

A história de amor que Nolfi inseriu no enredo original colabora para a dinâmica do filme, jogando o protagonista num dilema plausível entre tantas implausibilidades. Mas o diretor perdeu a mão nos diálogos. As digressões moralistas sobre história, meio ambiente e destino são constrangedoras, e empurram a trama para um viés místico ou religioso que Dick jamais aventaria. Se apostasse mais no mistério e na capacidade imaginativa do público, Nolfi realizaria uma obra digna do legado desse grande escritor.

Mas há um começo forte, o já lendário Terence Stamp e a sempre radiosa Emily Blunt.

Um comentário:

sensei allegro disse...

O philip K. Dick tinha suas facetas místicas/religiosas: Sofreu uma espécie epifania no final da vida, descrevendo a experiência no livro o mistério de valis. Seu primeiro romance, o homem do castelo alto, foi escrito com ajuda do i-ching.