segunda-feira, 20 de julho de 2015

O golpe ameaçado



















A desmoralização de Eduardo Cunha coloca os planos golpistas em cheque. Obrigada a afastar-se do seu testa-de-ferro, a oposição perde um atalho à maioria parlamentar que poderia derrubar Dilma Rousseff a qualquer momento. No mínimo, fica impedida de brandir esse privilégio.

Restam três alternativas aos viradores de mesa.

A primeira seria transformar Cunha numa versão apocalíptica de Roberto Jefferson, dedicada a causar o maior estrago possível no governismo. Essa via dificilmente sobreviverá ao isolamento gradativo do peemedebista, ao fisiologismo do baixo clero e à associação do impeachment com o ânimo vingativo de um suspeito.

A segunda hipótese exigiria que um tucano ou assemelhado se apresentasse como líder substituto da causa. Mas a falta de consenso no PSDB e o receio de assumir a vidraça da “crise” dificultam ações partidárias num plano arriscado e pretensioso demais.

Já a terceira saída reside em forçar iniciativas externas (TCU, Ministério Público, Judiciário) que transformem a deposição de Dilma num desdobramento inevitável da luta anticorrupção. Embora poderosa, a tática tem seus limites. O vergonhoso inquérito contra Lula, rechaçado até por juristas conservadores, mostra o perigo do atropelo judicial fortalecer suas pretensas vítimas.
           
Nas próximas semanas, por falta de uma opção sólida, o golpismo tende a combinar todas as estratégias citadas. Seus defensores se consolarão dizendo que preparam as manifestações de agosto, coroação da investida antidemocrática.

Mas a realidade parece bem menos favorável a eles. O recurso a vários estratagemas complicados denota fraqueza e, pior, falta de confiança num caminho viável rumo à deposição de Dilma. É muito desespero para um projeto dessa envergadura.

Se o governo e seus apoiadores conseguirem refrear a previsível histeria do golpismo ferido e acuado, até o final do ano o bicho definha e vira tapete.

Nenhum comentário: