domingo, 11 de novembro de 2018

"Estuário" à venda



"Estuário" começou a ser vendido oficialmente na página da editora Patuá, através deste link

Abaixo transcrevo a apresentação que abre o volume:


Estuário é uma coletânea de trinta e cinco poemas, produzidos ao longo das duas décadas que a separam do último livro em versos de Guilherme Scalzilli.

Os textos abordam desde tópicos universais de pendor metafísico até personagens e eventos cotidianos, passando pela ficção científica e por reflexões históricas, políticas e literárias. O ecletismo caracteriza também as opções formais da obra, que buscam assimilar referências das diversas genealogias do rigor estrutural, do verso livre e do experimentalismo.

O importante a ressaltar nas afinidades que perpassam o conjunto do livro, para além de filiações a tendências ou escolas literárias, é o nível de acabamento dos autores rigorosos no manuseio da palavra. Essa postura exigiu uma longa ourivesaria léxica, rítmica e melódica, em cujos resultados podemos constatar o rigoroso trabalho de pesquisa e amadurecimento que deu origem a Estuário.

O título remete a um encontro de vertentes heterogêneas, amálgama dialético de tradições que reúne o ímpeto e a riqueza de cada universo sem negar a sua natureza comum. A divisão da obra em três partes, alusivas ao fenômeno geográfico da metáfora paratextual (“Leito”, “Maré” e “Pororoca”), simboliza a gradativa e simultânea afluência de estímulos rumo às experiências complexas e irredutíveis que a poesia contemporânea tenta reproduzir.


O trabalho conquistou uma bolsa de criação no Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de 2016. Alguns dos poemas receberam prêmios e menções honrosas em concursos nacionais ou foram publicados em antologias.

Aproveito para agradecer ao Eduardo Lacerda pelo incentivo, pela compreensão e pelo capricho editorial. E a todos que me ajudarem na divulgação desse humilde relato de viagem. 

Nenhum comentário: