quarta-feira, 14 de maio de 2008

Ignorância antitabagista

Leio que a prefeitura do Rio de Janeiro instituiu a proibição irrestrita ao fumo em locais de utilização coletiva (leia aqui). São Paulo e outras grandes cidades criaram legislações semelhantes e o governo federal estuda impor a sua. Todas as iniciativas estão fadadas ao fracasso, porque violam o bom senso, as liberdades e as limitações práticas da fiscalização.
Extinguir os fumódromos é coisa de autoritariozinho jeca do mundo incivilizado. Em todos os países europeus, onde a legislação antitabagista está sendo disseminada, a lei prevê a criação de áreas reservadas para fumantes. Não se trata apenas de lugares frios, pois Espanha, Portugal, Itália e Grécia permitem fumódromos, nem de governos esquerdistas, pois a França de Sarkozy, a Alemanha de Merkel e a Rússia de Putin também os aceitam.
Repito: mesmo as mais radicais leis européias contra o cigarro permitem fumódromos, em todos os países. Quem afirma o contrário (e são muitos) está mentindo e deve ser desmascarado.
É sintoma de nossa subserviência botocuda que a imensa população fumante e mesmo o Ministério Público permitam a disseminação desse tipo de legislação restritiva, estúpida e inútil, amparada em mentiras e histeria.

Nenhum comentário: