segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O teto de Serra


As pesquisas demonstram que a pré-campanha de José Serra possui um limite de crescimento que oscila entre 32 e 37 pontos, atingindo 40 com otimismo. Considerando a curva ascendente de Dilma Rousseff (que não parou de crescer durante o ano e ainda apresenta margem para avanços), petistas mais animados poderiam até projetar um empate com Serra no início da campanha oficial.

A simples menção dessa possibilidade pode estraçalhar o projeto eleitoral tucano. Eis porque o Datafolha evita apresentar os resultados em ilustrações de gráficos, limitando-se às barras e números brutos. “Cenários diferentes” uma ova.

É mentira que a presença de Ciro Gomes ajuda os planos petistas. Em nenhuma hipótese existe qualquer projeção de vitória no primeiro turno, considerada a margem de erro (há meses as pesquisas apontam o fato). Certos analistas insistem em valorizar a candidatura presidencial do deputado porque, na sucessão paulista, ele poderia ameaçar a hegemonia do PSDB, afundando as pretensões nacionais de José Serra.

Um comentário:

Luiz Fernando disse...

De acordo, Guilherme. A chance do PSDB era o Aécio. Felizmente, tiraram ele do páreo...