terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Os limites da imprensa


Comentaristas reclamam que o STF utilizou minúcia processual para derrubar o recurso do Estadão. Pois bem-vindos ao mundo real, colegas: aqui fora, nos corredores do Judiciário putrefeito, o cidadão comum amarga prejuízos incalculáveis por causa de filigranas técnicas, mesmo quando seus direitos são violentados.

Ninguém parece interessado em lembrar que a tal proibição se refere a divulgar interceptações telefônicas e informações protegidas pelo segredo de Justiça. A esperta insistência em qualificar o caso como “censura” tenta transformar o jornal em vítima de um arbítrio e sua causa num assunto de interesse coletivo. Não é bem assim.

Desde quando a imprensa está imune ao controle das instituições republicanas? Que Superpoder é esse que opera segundo as próprias regras? Soa absurdamente cômodo querer que as eventuais reparações judiciais sejam estabelecidas depois que o dano estiver materializado, talvez de maneira irremediável. Como indenizar uma reputação destruída? Uma eleição manipulada?

Fica fácil também cair no joguinho do antipeemedebismo de conveniência (como se o Estadão tivesse apenas bons propósitos). As “prerrogativas constitucionais” das famílias políticas paulistanas são preservadas com muito menos sacrifício.

3 comentários:

Anônimo disse...

Qual será o próximo escândalo envolvendo governo ?
Eu quero me divertir com um senso de indignação digno de entretenimento.
Pra que serve a imprensa ?
Quero me divertir com os superpoderes expostos e impunes .
Quero votar prá lá e prá cá.
Quero expressar meu prazer com toda a eloquência.
Que Freud é esse que explica tantos absurdos ?
Me mate de fome mas não de tédio!
O resto é silêncio!!!!

Anônimo disse...

Ideologias... Extremismo esquerdo... Lutas... ora ora, vamos ser mais coerentes? A censura necessária? Então tá! o militarismo e o período de silêncio não bastaram para que aprendessemos o suficiente que devemos ter o direito de expor a opinião? Justiça ou Carrasco? Por quê isso não é importo à bandidagem do Rio? E aos guerrilheiros disfarçados de Sem-Terra? Então preciso estar logado aqui como Anônimo, e tremer de medo?

Anônimo disse...

E o blog Flit Paralisante que foi censurado ? Falou do Serra e saiu da rede !