segunda-feira, 21 de março de 2011

Mais sangue por petróleo



Basta lembrar o histórico recente de ações e omissões da ONU para desconfiar das análises que defendem os bombardeios à Líbia. As forças de segurança agem, agora como antes, de acordo com os anseios geopolíticos das potências econômicas mundiais. A preocupação humanitária não foi capaz de mobilizá-las contra o genocídio em Ruanda, por exemplo. As dezenas de ditaduras “aliadas” jamais provocaram os valores democráticos da polícia mundial. As populações de países pobres em riquezas minerais continuam abandonadas à própria sorte, não importando a virulência de seus governos.

A abstenção brasileira na sessão que aprovou o ataque foi correta porque demonstrou que nossa diplomacia está ciente dessas contradições, negando-se a endossar discursos hipócritas e uma investida temerária de resultados incertos para o Brasil, para o povo líbio ou mesmo para o avanço dos Direitos Humanos no planeta. Depois das farsas criadas para invadir o Iraque ou o Afeganistão qualquer postura diferente seria submissa ou irresponsável.

Alguém de fato imagina que mísseis lançados a quilômetros de distância sobre áreas urbanas populosas conseguirão poupar inocentes? As conseqüências de uma guerra civil (massacres, destruição, êxodos) justificam a derrubada eventual de tiranos com fortunas protegidas em contas bancárias na Europa? Todos os apoiadores de Gaddafi (nacionalistas, por exemplo) devem ser dizimados? E se as forças rebeldes começarem a torturar e fuzilar idosos, mulheres e crianças? Serão bombardeadas também?

Essas indagações espinhosas surgirão daqui a pouco, assim que as coisas saírem do controle. Os comentaristas alinhados a Washington podem ir preparando algumas respostas para evitar o vexame de outras ocasiões trágicas em que lhes faltaram prudência e verdadeiro espírito solidário.

6 comentários:

miguel disse...

Sinceramente, se eu pudesse RENUNCIARIA À ESPÉCIE HUMANA! Meu cão e meus gatos vira-latas (e todos os outros) SÃO INFINITAMENTE MELHORES QUE TODA ESSA GENTE! Impossível não relembrar o "maluco-beleza": PAREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!

Prof. Júnior disse...

Um olho na Líbia, outro no Pré-sal!

Henrique disse...

Um colunista da folha (20/03/2011) diz que que foi covarde a omissão do Brasil e que o Itamaraty recusa-se a defender o direito à vida na Líbia
- o problema da Líbia não se trata de desavença entre nações;
- no Brasil já houve várias revoluções, já pensaram se outros países quisessem se meter?
- neste ponto o Brasil tem muita coerência em sua carta magna, na soberania dos povos.
- imperialistas e guerreiros não somo nós;
- afinal o bombardeio é para proteger os civis ou derrubar o regime?
- A Declaração Universal dos Direitos do Homem estabelece a vida como um direito universal, sem fronteiras, sem sombra de dúvidas, totalmente ao contrário da invasão, do bombardeio à Líbia;
- o colunista da folha apóia a invasão, então ele apóia o bombardeio à Líbia justificado pelo Obama para "proteger o povo";
- por que não protegeram o povo bombardeando os sauditas no massacre do bahrein?
- por que não protegeram o povo bombardeando a China no massacre na Praça da Paz Celestial?
- como é fácil a hipocrisia!
- como é fácil fechar os olhos para a Carta Magna Brasileira e a Declaração Universal dos Direitos do Homem!
- ...
...
Qual será o próximo país no qual os EUA irá proteger seu povo?
Quantos comentaristas mais,alinhados aos EUA, defenderão esta imbecialização chamada 'guerra'?

Revista em História disse...

Se há um consenso e argumentos suficientes que assegure a existência da ONU, concerteza não é aquela que pretende impor a paz munsil, mas tem por objetivo evidente assegurar o predomínio de interesses de certos países. Portanto, a ONU deve desaparecer. E diferentemente de Kant, não vejo com bons olhos essa pretensão em submeter as culturas e hábitos regionais a uma Razão absoluta.

George M. Tavares

Lingua de Trapo disse...

É por essa e, por muitas outras, que resolvi dar um tempo nesta chamada blogosfera de vanguarda.

Henrique disse...

ONU - PETRÓLEO - INDÚSTRIA BÉLICA
...
ONU - no Iraque a ONU inspecionou 'in loco' e concluiu que o Iraque não possuía armas de destruição em massa.
O que fizeram os EUA e cia?
. não tomaram conhecimento e invadiram o país.
. o aval da ONU não representa nada.
...
PETRÓLEO - o petróleo do Iraque, o petróleo da Líbia, é o verdadeiro interesse em "proteger os civis".
Há alguma dúvida desta proteção dos EAU?
...
INDÚSTRIA BÉLICA AMERICANA - ela manipula a mídia e os políticos.
Está tirando grandes lucros com esta guerra.
...
Qual será o próximo país no qual os EUA irá proteger seu povo?