Claro que a Febraban defende a proibição do uso de celulares nas agências bancárias. Violar os direitos dos clientes é a maneira mais cômoda e barata dos bancos fugirem às suas obrigações legais. Basta dizer que é para nossa própria segurança. Ah, bom, então me ferrei.
Além da falta de respeito pelas necessidades profissionais e pessoais do cidadão, há um ardil secreto na nova lei: ela dificulta denúncias sobre as eventuais irregularidades praticadas pelas agências. Nenhum gerente permitirá que se use o aparelho telefônico da sua mesa para avisar as autoridades, por exemplo, que as filas ultrapassam o tempo de espera permitido.
Note-se que nem abordamos a constitucionalidade da medida ou a autoridade dos seguranças bancários para arrastar clientes porta afora ou para tomar-lhes seus bens. E sequer pincelamos a real eficácia de um paliativo que apenas incentivará os malfeitores a desenvolver seus dotes teatrais.
Além da falta de respeito pelas necessidades profissionais e pessoais do cidadão, há um ardil secreto na nova lei: ela dificulta denúncias sobre as eventuais irregularidades praticadas pelas agências. Nenhum gerente permitirá que se use o aparelho telefônico da sua mesa para avisar as autoridades, por exemplo, que as filas ultrapassam o tempo de espera permitido.
Note-se que nem abordamos a constitucionalidade da medida ou a autoridade dos seguranças bancários para arrastar clientes porta afora ou para tomar-lhes seus bens. E sequer pincelamos a real eficácia de um paliativo que apenas incentivará os malfeitores a desenvolver seus dotes teatrais.
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