sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

“O lado bom da vida”



















Tema, ambientação e atmosfera muito semelhantes ao do ótimo “O vencedor”, longa anterior de David O. Russell. Destaque inevitável para o roteiro, do próprio diretor, que explora as possibilidades cômicas do romance original. Bradley Cooper e Jennifer Lawrence emprestam carisma e verossimilhança a personagens difíceis, principalmente a moça. Robert de Niro não aparecia tão bem havia muito tempo, embora a boca torta continue lá.

O fotógrafo Masanobu Takayanagi, que fez muitos filmes de ação, utiliza uma câmera ágil e imersa no drama, o que em certos momentos remete a John Cassavetes e aos primeiros Robert Altman. É este o universo característico de Russell, nem tanto original ou inovador, mas calcado em recursos eficazes e inegável competência. A trilha sonora é um achado, incluindo Rare Earth, Dylan & Cash, Led Zeppelin, Frank Sinatra, Johnny Mathis, Dave Brubeck.

O título em português, imbecil, pretende antecipar que no final tudo ficará numa boa. Tipo: não acredite na sinopse, você vai conseguir esquecer sua vida miserável e tirar da experiência uma lição positiva. Bleargh.

Nenhum comentário: