A pesquisa Datafolha serve apenas para conferir um
pouco de sobrevida ao projeto eleitoral oposicionista. A permanência da
aprovação a Dilma Rousseff na faixa dos 65% desestimularia as movimentações
necessárias para que as candidaturas da direita cheguem a 2014 com mínima
aparência de competitividade. A dúvida sobre o favoritismo absoluto da petista ajuda
a compor esse quadro supostamente imprevisível.
Repito que o Datafolha não pode ganhar ou perder
credibilidade ao sabor dos seus resultados e de nossas convicções. Prefiro a desconfiança permanente, baseada numa leitura de contextos e padrões
estatísticos que se reptem nas medições do instituto. Por exemplo: em anos
anteriores às últimas disputas presidenciais, no mesmo estágio das articulações
partidárias e da consolidação de pleiteantes, surgiu uma pesquisa apontando que
algum personagem tucano mantinha chances de vitória. Sempre deixando margens
para futuras correções de tendências.
Ainda assim, a nova pesquisa me parece mais vinculada
a outra estratégia publicitária. Trata-se de instrumento muito usado pelas
grandes agências, para construir a imagem do produto-candidatura testando
hipóteses junto a amostragens representativas do público-alvo. Não à toa, cada
“escândalo” do governo Dilma (julgamento do “mensalão”, Rosemary Noronha, Enem,
etc) foi sucedido por uma enquete do Datafolha sobre a sua aprovação popular. Depois
de várias tentativas infrutíferas, agora vem a resposta ao ressurgimento do fantasma da inflação e da inépcia administrativa petista.
Ambos os temas foram devidamente incorporados para
uso extensivo nas propagandas partidárias e na mídia corporativa. E assim seguirá
o consórcio Datafolha-noticiário, até que a plataforma da oposição esteja
delineada.
Um comentário:
Para mim o mais sintomático é que incluem o Joaquim Barbosa na pesquisa estimulada de intenção de voto.
Nas minhas análises, sempre considerei as pesquisas (e o formato de sua divulgação) são parte da propaganda política. E o Datafolha obviamente tem lado.
É claro que eles não vão manipular os dados coletados, pois acabaria com sua reputação. Basta apresentá-los embrulhados de forma conveniente.
Por isso, é sempre bom ver os dados da espontânea...
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