quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Canja de galinha















A trágica morte de um rapaz em São Paulo provocou diversas manifestações indignadas contra o que parecia uma barbaridade homofóbica. Aparentemente, porém, trata-se de suicídio.

Essa havia sido a constatação inicial da polícia, tida como apressada e irresponsável pelos defensores dos Direitos Humanos. Mas também foi precipitado bradar o contrário, já que as investigações estavam apenas começando.

O equívoco não ameniza a chaga mundial do preconceito e as violências grotescas que ele suscita. Mas confere desnecessários argumentos a quem vê histeria e oportunismo nas denúncias de que as autoridades são indiferentes ao problema.

Os adversários da homofobia não precisavam descer ao mangue da desmoralização em que atolaram os responsáveis pela Segurança Pública no desgoverno tucano paulista. Bastava um pouco de prudência, uso sábio das palavras, o mínimo de malícia política.

Pode ser que a fragilidade da família enlutada e a pressão dos agentes públicos terminem favorecendo um veredito falso. E é legítimo questioná-lo. Mas agora a disputa de versões está irremediavelmente manchada por uma partidarização tola, indigna da gravidade do caso e da memória da vítima.

Nenhum comentário: