segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Da marola ao tsunami

Publicado na revista Caros Amigos em janeiro de 2009.

Os bons resultados da economia brasileira e a estratosférica popularidade do presidente Lula eclodiram um surto esquizofrênico na imprensa oposicionista. “Errar” previsões faz parte do jogo, pois a desmoralização fornece bons lucros para os consultores midiáticos e seus clientes. Mas agora surge um novo componente: enquanto as análises descambam para a ambigüidade, a contradição ou a mentira descarada, colunas e editoriais admitem que as pretensões de José Serra para 2010 dependem de uma deterioração dos índices sociais que apenas o desastre financeiro poderia causar.
Não se trata mais de alimentar o pessimismo do consumidor, tarefa que as pesquisas já provaram inglória. Trata-se, ao contrário, de frustrar o otimismo generalizado, materializando a tragédia. O abuso de hipérboles (“despenca”, “dispara”, “colapso”), acompanhado de certa terminologia “recessiva”, remete a opinião pública aos fracassos dos governos recentes, marcados por desemprego, inflação e crescimento pífio. Incentivado até por setores da esquerda anticapitalista, o catastrofismo contagia o mercado, induzindo a demissões, cortes em investimentos e crédito, fuga de capitais, etc – enfim, gera e acentua a própria crise.
A força das profecias auto-realizadoras nasce também na imprecisão subjetiva. Dada a impossibilidade de algum país passar incólume pela turbulência, haverá sempre uma contaminação a acusar. Lula, que antes deveria agradecer aos bons ventos da economia mundial, agora não pode culpar suas tempestades. E qualquer atitude das autoridades federais será uma confissão de incompetência, uma prova de que os vaticínios fatalistas estavam corretos e um aval para que novos se imponham.
Resta saber se indústria, comércio e bancos estão dispostos a financiar tamanha estripulia, sacrificando dividendos para colher resultados incertos no futuro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Guilherme,
Como não encontrei seu e-mail aproveito este espaço para informar que:Solicitei ao meu Amigo Daniel Pearl, do Blog DESABAFO, a indicação de Blogs confiáveis, que trabalhem pelo PT, apoiando o Governo Lula e também a candidatura de Dilma para presidente em 2010 e seu blog foi indicado, já está em Minhas Últimas Notícias e em Meus Favoritos e inclusive tomei a liberdade de copiar e republicar uma das suas postagens.
Tenho uma relação excelente com a Jussara Seixas, Daniel e outros do grupo e vamos trabalhar juntos para eleger Dilma Rousseff.
Visite meu Blog e confirme o recebimento da presente.
Um abraço.
Saraiva
Visitem e comentem no Blog:
www.saraiva13.blogspot.com
Com Rádio Saraiva13-MÚSICAS.
E-Mail: saraiva3@terra.com.br

Humberto Carvalho Jr. disse...

Fico pensando se o Lula tomasse medidas mais firmes como faz o o presidente da Bolívia, Evo Morales, ou da Venezuela, Hugo Chávez. A "grande mídia" brasileira já teria tentado um golpe de estado. O governo Lula não passaria do primeiro mandato.

Como um dos personagens desses programas de comédia pastelão exibidos pela tv aberta,a mídia gorda se pergunta onde foi que errou,que, mesmo com todos os ataques ao seu governo, Lula continua batendo recordes nos índices de aprovação.

Enquanto a mídia faz o seu papel, criar crises no governo, a operação moto-Serra já começou, como nas eleições de 2002, a fazer vítimas. Qualquer um que ouse criticar o governo Serra está sendo decapitado. Ontem foi a vez do maestro da Osesp,John Neschling.

Parabéns, Guilherme Scalzilli!

http://www.imprensamarginal.blogspot.com/