quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A tarifa é nossa


Enquanto a Vale paga propagandas milionárias nos horários nobres da TV e nas melhores páginas dos periódicos (mas por que um gigante da indústria de base precisa se vender ao consumidor comum?) e enquanto a Telefonica afunda seus clientes em apagões e desculpas esfarrapadas, descobrimos a tunga das tarifas cobradas a mais pelas concessionárias de energia elétrica. E o pior: tudo começou com a privatização de FHC.
Durante a campanha presidencial, falaram que era golpe baixo acusar os tucanos de privatas. Pouco depois, José Serra tentou vender a Cesp, no que seria um dos maiores leilões da privataria nacional.
Assim é fácil posar de “mudérnio”. O desrespeito e a incompetência de particulares são sempre culpa das agências governamentais. Se reclamamos dos absurdos cobrados para utilizar nossos celulares cintilantes, alguém repreende: devemos ser gratos, porque até quem não possui comida no prato pode ostentar seu aparelho de última geração. Oh, obrigado, Efeagá!
Quando a coisa aperta e alguém ousa questionar o que foi feito das concessões de serviços públicos, fogem todos para a histeria anti-estatizante. A CPI das Tarifas de Energia Elétrica poderá contribuir um pouco para esse debate, apesar do silêncio generalizado da imprensa.

Um comentário:

Adir disse...

Malditos!