quarta-feira, 21 de abril de 2010

Belo Monte


A sociedade brasileira precisa aproveitar o imbróglio envolvendo a usina de Belo Monte para discutir um projeto de desenvolvimento que atenda às necessidades do país.

É bastante razoável questionar a intermediação do movimento ambientalista nesse debate. O PV, quando não trabalha para a campanha presidencial de Marina Silva, opera em sintonia com a oposição conservadora que tenta eleger José Serra. Há ONGs estrangeiras ou financiadas por capital estrangeiro que utilizam comunidades indígenas como massa de manobra de interesses obscuros.

Quem controla essas organizações? Por que jamais se mobilizaram com tanto afinco para impedir os danos ambientais causados pelo Rodoanel em São Paulo? Como pretendem suprir as demandas energéticas de um território continental? Com moinhos de vento? Usinas nucleares? Onde? No mar?

Enquanto não tiverem respostas convincentes para tais perguntas, a obstrução de projetos que atendem ao interesse público será apenas antidemocrática. Belo Monte, em si, pouco importa. É apenas outro plano infra-estrutural do governo Lula que a imprensa politizada ajuda a desmoralizar. Em escopo mais amplo, reflete uma estratégia dissimulada para manter a população dessa grande reserva natural atolada em carências medievais e refém de oportunistas.

3 comentários:

Galerius disse...

Não sou partidário do PV, mas eu acho que a questão de produção de energia de fontes limpas e sustentáveis, da qual o futuro depende, devia ter maior prioridade do que tem em nosso país. O partido verde devia ser uma sociedade e não um partido político. Eu lembro ver uma entrevista com Jacques Cousteau, há muitos anos, sobre a questão ambiental na qual o entrevistador lhe perguntou por que não formar um partido político exclusivamente orientado aos interesses do meio ambiente. Cousteau ficou bravo pela sugestão, e o entrevistador até sentiu perplexo pela reação sem entender o velho sábio; porque - e não lembro das palavras exatas - disse ele; isto tornaria a questão do meio ambiente em uma bola política e refem aos interesses dos partidos políticos. E a questão ambiental iria perder sua importancia.

Anônimo disse...

As Termelétricas estão sendo aprovadas com muita facilidade.
Parece que o impacto ambiental é o que menos interessa.
Energia limpa em vários sentidos não parece interessar certas politicas.

Anônimo disse...

De fato, pensar a complexidade do tema -desenvonvimento sustentável- como mero conflito de interesses dos grandões é bastante primária e auto expiatório...

fks