sexta-feira, 30 de abril de 2010

Retrocesso histórico


O STF sacramentou a impunidade dos assassinos e torturadores da ditadura militar. Convenientemente, depois da canetada irremediável, surgirão protestos, lamentos internacionais e truanices póstumas.

Todos sabiam que apenas uma mobilização maciça da sociedade poderia sensibilizar os ministros do tribunal. A grande imprensa, que apoiou o golpe, fez o possível para mergulhar o assunto em mistificações e silêncios. A esquerda também se omitiu e o presidente Lula perdeu outra chance inestimável de contemplar uma causa incontroversa.

O Brasil seguirá como uma das poucas democracias estáveis do planeta que não exumou e puniu os crimes de seus ditadores. É assim que o conservadorismo hegemônico se materializa e avança à posteridade.

3 comentários:

Cristina Maria disse...

É assim, eu sangro o sangue que não para de jorrar da vergonha e da injustiça, somos um mal exemplo, para nosssos vizinhos e para o mundo.
Foi um desabafo.

Flavio disse...

Sim, mas por tudo que foi falado, e muito pouco foi falado, é que o acordo da anistia foi costurado por todos - Governo, oposição (se é que existia oposição) e a OAB, que pediu agora a revisão da lei da anistia. Não sei se foi ruim ou bom. Acho que torturadores deveriam pagar por seus atos, pq prender é uma coisa, torturar é outra. Não sei se neste momento é interessante para o país fazer um levantemneto destes. Acho que foi mais uma decisão política.
O que entendi é que processos de indetificação dos torturadores podem ser abertos a qquer momento, para que os mesmos sejam "rotulados" e que os arquivos sejam abertos para, pricipalmente, localizar os desaparecidos.
É o famoso "Quem matou não mate mais quem torturou não torture mais"

Tiago Ferreira da Silva disse...

A decisão do STF não passa de uma aberração jurídica. Punir os torturadores é essencial para que o Brasil acerte as contas com seu passado obscuro.

Também fiz um post sobre a decisão do STF aqui.

Abs,
Tiago