sexta-feira, 28 de setembro de 2012

“Ted”



















Comédia apelativa dirigida por Seth MacFarlaine, criador do hilariante seriado de animação “Uma família da pesada”. Ele próprio dubla tanto o urso do filme quanto alguns personagens do desenho, o que faz com que o bicho soe às vezes feito Peter Griffin e o cachorro Brian. Mila Kunis, aliás, costuma emprestar sua voz à garota Meg.

Não chega aos níveis mordazes da série, embora mantenha o humor “politicamente incorreto” (desconfio desse rótulo para o caso), cheio de alusões cinematográficas e musicais aos anos 80 e 90. Há uma originalidade inegável nesse misto de auto-ironia e cinismo, de fábula edificante e bestialidade, de subcultura nerd e crítica corrosiva ao moralismo hegemônico da sociedade norte-americana.

Como acontece no desenho, apesar do recurso ao grotesco, as pessoas da geração do diretor terão mais facilidade para entender as referências. Infelizmente, usa pouco os impagáveis flashbacks que se tornaram sua marca registrada, mas certas aparições de celebridades são quase inacreditáveis.

Tem lá sua graça, muito por conta da fofura e da simpatia do ursinho maconheiro. Mas imaginar Protógenes Queiroz assistindo ao filme com o filho de onze anos deixa tudo verdadeiramente impagável.

Um comentário:

Vania disse...

Fui ver o filme no fim de semana. E o achei tremendamente moralista. Sinceramente, não sei se eu e o deputado Protógenes assistimos ao mesmo filme. "Ted", ao contrário do que poderia sugerir a publicidade, tem um enredo mais do que previsível: o mocinho fica com a mocinha no final, tem uma louca perseguição de automóvel no meio e tudo termina em casamento. Mais cinemão norte-americano impossível! Parece que o diretor não entregou o que prometeu: a irreverência é pequena e a graça pretendida foi buscada na apelação das cenas de sexo. Enfim, nada demais...