"Estão abusando de você todos os dias. Se intrometem na sua vida, passam a perna em você e então desaparecem. Flertam com você de prédios altos e o fazem se sentir pequeno. Fazem
comentários irônicos que insinuam que você não é sexy o suficiente e que toda a
diversão está acontecendo em outro lugar qualquer. Estão na TV fazendo sua
namorada se sentir inadequada. Têm acesso à tecnologia mais sofisticada
que o mundo jamais viu e humilham você. Eles são Os Publicitários e estão rindo de você.
Você, contudo, é proibido de tocá-los. Marcas
registradas, direitos de propriedade intelectual e leis de copyright significam
que os publicitários podem dizer o que eles quiserem onde eles quiserem com
total impunidade.
Que se fodam. Qualquer anúncio num espaço público
que não lhe dê chance de escolher se quer vê-lo ou não é seu. É seu para pegar,
rearranjar e reutilizar. Você pode fazer o que quiser com ele. Pedir permissão é
igual a pedir permissão para ficar com a pedra que alguém acaba de jogar na sua
cabeça.
Você não deve nada às empresas. Menos que nada.
Você principalmente não lhes deve cortesia alguma. Eles devem a você. Eles
rearranjaram o mundo para se colocarem na sua frente. Eles jamais pediram a sua
permissão, jamais sequer pense em pedir a deles."
Atribuído a Bansky, o texto ficou célebre no ano
passado (original em inglês aqui). Houve certo barulho sobre um possível plágio, mas a mensagem é forte e relevante de qualquer forma. Publiquei algumas reflexões a respeito do assunto no Le Monde Diplomatique.
Um comentário:
E como glamurizam essa profissão! Se não me engano, é um dos dois ou três cursos mais disputados na USP e outras instituições de referência. Só perde para medicina e, talvez, direito. E$$E É O NO$$O MUNDO!
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