quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Sobre a publicidade













"Estão abusando de você todos os dias. Se intrometem na sua vida, passam a perna em você e então desaparecem. Flertam com você de prédios altos e o fazem se sentir pequeno. Fazem comentários irônicos que insinuam que você não é sexy o suficiente e que toda a diversão está acontecendo em outro lugar qualquer. Estão na TV fazendo sua namorada se sentir inadequada. Têm acesso à tecnologia mais sofisticada que o mundo jamais viu e humilham você. Eles são Os Publicitários e estão rindo de você.

Você, contudo, é proibido de tocá-los. Marcas registradas, direitos de propriedade intelectual e leis de copyright significam que os publicitários podem dizer o que eles quiserem onde eles quiserem com total impunidade.

Que se fodam. Qualquer anúncio num espaço público que não lhe dê chance de escolher se quer vê-lo ou não é seu. É seu para pegar, rearranjar e reutilizar. Você pode fazer o que quiser com ele. Pedir permissão é igual a pedir permissão para ficar com a pedra que alguém acaba de jogar na sua cabeça.

Você não deve nada às empresas. Menos que nada. Você principalmente não lhes deve cortesia alguma. Eles devem a você. Eles rearranjaram o mundo para se colocarem na sua frente. Eles jamais pediram a sua permissão, jamais sequer pense em pedir a deles."

Atribuído a Bansky, o texto ficou célebre no ano passado (original em inglês aqui). Houve certo barulho sobre um possível plágio, mas a mensagem é forte e relevante de qualquer forma. Publiquei algumas reflexões a respeito do assunto no Le Monde Diplomatique.

Um comentário:

Miguel disse...

E como glamurizam essa profissão! Se não me engano, é um dos dois ou três cursos mais disputados na USP e outras instituições de referência. Só perde para medicina e, talvez, direito. E$$E É O NO$$O MUNDO!