quinta-feira, 22 de agosto de 2013

“The Bling Ring”

É curioso que raríssimas críticas mencionem o filme televisivo anterior, sobre o mesmo caso real. A lacuna faz parecer que esse interessantíssimo episódio foi “descoberto” por Sofia Coppola. E impede comparações eventuais que realçariam a abordagem muito característica dessa ótima cineasta.

Coppola mantém-se fiel a uma trajetória de investigação do universo da indústria do entretenimento e do vazio de perspectivas da juventude contemporânea. A busca desesperada pela fama, a cegueira consumista, a pobreza intelectual do circo midiático. Não há julgamentos, quase apenas exposição, o que pode incomodar pela frivolidade; mas esse efeito não deve ser tomado como involuntário.

O jovem elenco se destaca pelo vigor das composições, especialmente Israel Broussard e Emma Watson (cuja entrega lembra um pouco a de Kirsten Stewart em “Na estrada”). É o último trabalho do grande fotógrafo Harris Savides, que morreu durante a pós-produção. O artigo no qual se baseou o roteiro ajuda a conhecer os personagens e a resgatar a verossimilhança do enredo.

Nenhum comentário: