quarta-feira, 16 de abril de 2014

Todo o respeito















A expressão “com todo o respeito” daria margem a profícuas investigações conceituais. Entre as muitas locuções preparatórias de assertivas críticas, talvez esta seja a que contrarie mais escancaradamente seu próprio sentido original. Não obstante a superfície ponderada, o reconhecimento de certo valor do destinatário ou do objeto central da afirmação, o restante da sentença é invariavelmente contrário a esses pressupostos. E muitas vezes carrega um flagrante... desrespeito contra o tema.

Curioso notar como a frase aparece mais frequentemente em certas ocasiões e lugares. Na crônica esportiva é quase um chavão para tratar de times interioranos, por exemplo. “Com todo o respeito pelo Ituano” virou um mote das análises bairristas sobre o título que ele conquistou. E sempre redundam numa desqualificação do clube, inclusive com requintes ofensivos dos mais preconceituosos.

Como se bastasse incluir um preâmbulo autolegitimador para que o infeliz destile qualquer bobagem sobre o assunto. Como se afirmar que “respeita” a vítima autorizasse alguém a insultá-la. Ou, ainda pior, como se esse cuidado retórico desse um estatuto mais verdadeiro ou mesmo testemunhal à agressão.

Com todo o respeito pelos cronistas esportivos, jornalista sério não usa semelhantes artifícios.

Nenhum comentário: