sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

“Salve-se quem puder (a vida)”

Um aspecto negligenciado da obra de Jean-Luc Godard é seu pendor para a mordacidade e o absurdo. Desde “Acossado” (1959), passando por “A chinesa” (1967) e muitos outros exemplos radicais, a invenção formal de seus filmes é composta por uma combinação da ironia iconoclasta com a metalinguagem e a verborragia analítica, freqüentemente reproduzindo certo repertório surrealista consagrado.
Não admira que Jean-Claude Carriére, roteirista de Luís Buñuel, tenha participado deste “Salve-se quem puder” (1979). Ali estão alguns dos temas caros ao universo buñueliano: a putrefação moral da classe média, fetiches, aberrações sexuais e imagens carregadas de forte carga simbólica e reduzida importância narrativa.
Godard vinha de um recesso de quase uma década, após desilusões políticas e experiências com novos suportes. Juntou um elenco estelar (Isabelle Huppert, Nathalie Baye, Jacques Dutronc) e optou por soluções simplificadas para um enredo de forte apelo erótico, como se quisesse demonstrar publicamente sua capacidade de adequação às exigências convencionais das grandes platéias. Esta seria a tônica de seus filmes dos anos oitenta.
Escárnio e pastiche: no final, uma orquestra real surge na ação para pontuar (e neutralizar, por ironia) o desfecho trágico. Mel Brooks puro.

3 comentários:

Daniel Pearl Bezerra disse...

O blog Dilma13: http://dilma13.blogspot.com/ é um blog independente, sem fins lucrativo, sem patrocinador, sem receber nenhum tipo de ajuda financeira seja do governo, de políticos, de partidos políticos, e mesmo de particulares. Foi idealizado pelo Daniel, e conta com a minha modesta colaboração. O blog Dilma13 desenvolve um trabalho para que fique registrado o bom trabalho feito pela ministra Dilma Rousseff, Chefe da Casa Civil, e responsável pelo PAC, Plano de Aceleração do Crescimento. Pretendemos com isso dar conhecimento aos leitores do blog, o bom desempenho do governo Lula e a competência da ministra Dilma em desenvolver com muita seriedade, responsabilidade, os programas de investimentos do governo Lula. A ministra Dilma está sendo cotada pelo presidente Lula para ser a sua candidata sucessão em 2010, pelo bom trabalho que ela vem desenvolvendo como chefe da Casa Civil. Dar continuidade aos projetos do governo que beneficiam o país, todo povo brasileiro, e principalmente os mais pobres antes excluídos da sociedade pelo governo anterior do PSDB, de FHC, é o desejo do presidente Lula, e de todas as pessoas responsáveis e conscientes que amam este imenso Brasil. Jussara Seixas - editora.

Anônimo disse...

e godard com isso?

Mr. brBlues disse...

Sobre Salve-se quem puder... é surpreendente a atualidade desse filme de 1979, que aportou por aqui em 1981.
As principais contradições contemporâneas como a sufocante corporativização do cotidiano, além de sua total colonização pelo mercado, o fetiche da tecnologia, entre outros temas sempre caros à Godard, estão presentes nessa obra.

A propósito: alguém aí sabe onde comprar o DVD com legendas em português?