terça-feira, 24 de janeiro de 2012

No lombo



Amanhã os paulistanos entrarão na maravilhosa era da tunga ambientalista. Milhões de consumidores surpresos serão obrigados a pagar R$ 0,20 para acondicionar cada conjunto de três ou quatro volumes, se não quiserem expô-los à chuva ou carregá-los em caixas infectas. A genial armadilha de lucratividade imediata renderá fortunas aos supermercados nos primeiros meses, e aos fabricantes de sacos de lixo para todo o sempre.

Àqueles que tiveram a sensatez de provisionar estoques de embalagem, fica um aviso de futurólogo: muitos estabelecimentos mobilizarão suas guardas privadas para reprimir ou dificultar a entrada de sacolas plásticas, sob alegação de combater furtos e a propaganda dos concorrentes. Estejam preparados também para a oportuna escassez de caixas e mesmo de opções recicláveis mais baratas.

Mas não acreditem no aparente bom-senso dos acomodados. O sonho dos mercenários é convencermo-nos de que não vale a pena brigar “por tão pouco”.

Um comentário:

Dárcio Vieira disse...

Tem coisa que não vale a pena discutir. Essa lei é uma delas. Um prefeito afetado que só sabe proibir, proibir, proibir, proibir, e se sobrar um algum tempo proibir mais alguma coisa.