sexta-feira, 5 de junho de 2009

Louis MacNeice (1907-63)

Reflexos

O espelho na lareira reflete a refletida
Sala em minhas janelas; no espelho, à noite, esses efeitos
Mostram-me duas salas e na primeira o esquerdo é direito,
Enquanto a segunda, para lá da janela, tem a imagem corrigida
Mas aí estou, de costas para minhas costas. A lâmpada
Comum está três vezes no espelho, duas na janela,
O fogo no espelho jaz duas salas além, pela janela,
E pela janela chega o fogo ao terraço, uma sala depois,
E minha sala real é um sanduíche entre invenções
Da noite, luzes, vidros – e em todas as direções
Vejo além dos reflexos o brilho morto
Das lâmpadas da rua em minha sala encalhada
Que um taxi pode atravessar até a estante
Cujos livros ninguém pode ler e, vencendo a lareira
Que não me aquece, chegar até a minha mesa
Onde não posso escrever, porque não sou canhoto.

Tradução de Jorge Wanderley. Saiba mais sobre essas sextas-feiras poéticas.

2 comentários:

d.aguinaga disse...

feito em sua homenagem:

Gospel

O senhor é meu pastor!
O pastor é meu senhor!
Nada há de me faltar.

Terei terras pra plantar
Nunca mais assentamento
Com um teto pra morar
Não ficarei ao relento

O senhor é meu pastor!
O pastor é meu senhor!
Nada há de me faltar.

Meu filho terá escola
E professores de primeira
Jamais pedirá esmola
Terá brilhante carreira.

O senhor é meu pastor!
O pastor é meu senhor!
Nada há de me faltar.

E se doente eu ficar
Precisar medicamento
Terei rede hospitalar
Pra receber tratamento.

O senhor é meu pastor!
O pastor é meu senhor!
Nada há de me faltar.

Terei transportes seguros
Pelas ruas bem cuidadas.
As casas não terão muros
Nem serão mais gradeadas.

O senhor é meu pastor!
O pastor é meu senhor!
Nada há de me faltar.

Deixarei de ser cordeiro.
Não mais serei imolado.
Do senhor serei parceiro.

ISTO EU TEREI SONHADO?

fks disse...

Estes poemas das feiras de sexta
despojam a vergonha do mundo

fks