quarta-feira, 31 de março de 2010

Fôlego para Serra


O último Datafolha suscitou comoção exagerada. As médias dos principais institutos apontam para o estabelecimento de duas linhas paralelas: José Serra na faixa dos 35% e Dilma Rousseff na dos 28%. A tendência é esse quadro permanecer, até o acirramento da disputa, a partir de julho.

As oscilações apontadas pelo Datafolha foram construídas pela agressiva campanha midiática empreendida para salvar a candidatura Serra. Houve peças publicitárias financiadas pelo contribuinte paulista; nenhum analista mencionou-as porque possuem uma conotação explicitamente eleitoreira e, portanto, ilegal. Mas houve também ativa contribuição dos grandes veículos “jornalísticos”, fabricando noticiário e colunismo escancaradamente favorável ao governador.

É um equívoco menosprezar a pesquisa. Seu resultado era previsível. Serra conta com uma competente assessoria de comunicação, gigantesca máquina administrativa, apoio da mídia corporativa. Todas as fichas do projeto oposicionista estavam empenhadas no crescimento do governador antes da desincompatibilização. Foi sua manobra estratégica mais importante do primeiro semestre.

Se os coordenadores da campanha de Dilma não perceberam que isso poderia acontecer, a candidata tem mais problemas do que imagina.

3 comentários:

Pax disse...

Apesar de pequenas discordâncias aqui e acolá, creio que a análise produzida no post é muito sensata e pertinente. Parabéns.

Humberto Carvalho Jr. disse...

Olá, Scalzili!

É verdade... O resultado da pesquisa do Datafolha inicialmente pode parecer mais uma manobra da "grande" imprensa para angariar conforto ao seu candidato, mas também indicar possíveis efeitos da ostensiva campanha midiática em favor de Serra.

A mídia gorda já deixou claro que não gostou de ser oposição e vai apostar todas as fichas na possibilidade de vencer o jogo e devolver o poder aos seus representantes.

Abraços!

Galerius disse...

Muito boa a análise, mas na minha opinião, essas pesquisas de Ibope não significam nada. É uma mania copiada do sistema americano onde tudo é vendido e não tem validade no Brasil. Posso estar errado, mas no Brasil o candidato é mais pessoa do que um produto, e no Brasil todo mundo vota inclusive grandes segmentos da sociedade onde o Ibope nem sabe que existe. Mas isto não quer dizer que a candidata Dilma não tem problemas. Ela vai fazer campanha vestida com a camiseta do Lula e isto não será suficiente, apesar do sucesso do governo Lula. Dilma precisa ter o próprio brilho. Mas a campanha não começou ainda. Vamos ver quando a hora da verdade chegar.